Anatomia: Sistema reprodutor masculino e reprodutor Feminino.

INTRODUÇÃO

       Todo ser vivo tem um tempo limitado de vida: nasce, cresce, envelhece e morre. Várias espécies continuam povoando a Terra graças a capacidade de reprodução. Um ser é capaz de se reproduzir para gerar um descendente fértil, que por sua vez, também se reproduz, e a espécie se perpetua. Além disso, na espécie humana a reprodução também traz prazer e é uma forma de dar e receber carinho, a relação sexual é uma das expressões mais íntimas que pode haver no relacionamento entre duas pessoas.

     A reprodução humana (sexo) ocorre pela fertilização interna durante a relação sexual. Durante este processo, o pênis ereto do macho é inserido na vagina da fêmea até o macho ejacular o sêmen, que contém espermatozóides, na vagina da fêmea. Os espermatozóides, em seguida, viajam através da vagina e do cérvix no útero. A fertilização geralmente acontece na tuba uterina (fecundação é o nome dado ao encontra dos gametas, do óvulo e do espermatozóide). Após a fertilização bem sucedida, a gestação do feto ocorre então dentro do útero da fêmea durante cerca de nove meses; este processo é conhecido como gravidez nos seres humanos. A gestação termina com o nascimento, que ocorre com o parto.
O parto consiste na contração dos músculos do útero, na dilatação do colo do útero, fazendo com que o bebê passe para fora da vagina. Em alguns casos, é necessário realizar um parto cesariano. Os bebês humanos e as crianças são quase indefesos e requerem altos níveis de cuidados dos pais por muitos anos. Um tipo importante de cuidado  parental é o uso da glândula mamária no seio feminino para amamentar o bebê.

Os seres humanos têm uma grande diferenciação sexual. Além das diferenças em quase todos os órgãos reprodutivos, inúmeras diferenças ocorrem normalmente nas características sexuais secundárias. O sistema endócrino é diretamente relacionado com essas características. A liberação de certos hormônios causa o desenvolvimento dessas características secundarias.

CONCEITO:           

       O aparelho reprodutor, sistema reprodutor ou sistema genital é um sistema de órgãos dentro de um organismo que trabalha em conjunto com a finalidade de reprodução. Muitas substâncias não-vivas, tais como fluidos, hormônios e feromônios também são acessórios importantes para o sistema reprodutivo. Ao contrário da maioria dos sistemas de órgãos, os sexos das espécies diferenciadas muitas vezes apresentam diferenças significativas. Essas diferenças permitem uma combinação de material genético entre dois indivíduos que permite a possibilidade de uma maior aptidão genética de sua descendência.
Os principais órgãos do sistema reprodutivo humano incluem o pênis e vulva e as gônadas produtoras dos gametas (testículos e ovários), bem como uma série de órgãos internos. Doenças do sistema reprodutivo humano são muito comuns e difundidas, principalmente doenças sexualmente transmissíveis.
A maioria dos outros animais vertebrados têm , como regra geral, sistemas reprodutivos que consistem de gônadas (no caso do ser humano, o testículo e o ovário), dutos e aberturas. No entanto, existe uma grande diversidade de adaptação física, bem como estratégias de reprodução em cada grupo de vertebrados.

SISTEMA GENITAL MASCULINO:
       O sistema reprodutor masculino humano é uma série de órgãos localizados fora do corpo e ao redor da região pélvica de um macho, que contribui com o  processo reprodutivo. A principal função do sistema reprodutivo masculino é proporcionar que o gameta ou espermatozóide masculino fecunde o óvulo. Os principais órgãos reprodutivos do sexo masculino podem ser agrupados em três categorias.
  • A primeira categoria é a produção de espermatozóides e armazenamento. A produção ocorre nos testículos, que estão alojados no escroto, com temperatura regulada, de onde os espermatozóides imaturos deslocam-se para o epidídimo, a fim de desenvolvimento e armazenagem.
  • A segunda categoria são as glândulas que produzem o líquido ejaculatório, que incluem as vesículas seminais, a próstata e a glândula bulbouretral.
  • A terceira categoria é aquela utilizada para a cópula e a deposição de espermatozóides (esperma )que estava no macho; nesta categoria estão o pênis, uretra e canal deferente.
Dentre as principais características sexuais secundárias incluem-se: tamanho maior, estatura muscular maior, tom mais grave da voz, pelos no corpo e face, ombros largos e pomo-de-adão mais desenvolvido. O hormônio sexual masculino importante nestas características  é o andrógeno e, particularmente, a testosterona.
Anatomia do sistema reprodutor masculino:            

  • -O testículo é o órgão onde se formam os espermatozóides. A espermatogênese (ou formação de espermatozóides), ocorre  por diferenciação e meiose de células localizadas na parede interna dos túbulos seminíferos. Entre os túbulos, localizam-se  as células intersticiais (ou células de Leydig ), cuja função é produzir testosterona, o hormônio sexual masculino.  
  • saco escrotal ou escroto é uma bolsa de pele que fica abaixo do pênis. Dentro dele, se aloja o par de testículos, que são as gônadas masculinas. Os testículos permanecem a uma temperatura de 2 a 3ºC, inferior a temperatura corporal, o que é necessário para que os espermatozóides se formem normalmente.
  •  As vesículas seminais são duas glândulas que produzem um líquido nutritivo (o fluído seminal) que contêm o açúcar frutose que nutre os espermatozóides. Sua secreção é lançada no duto ejaculatório e eliminado durante o ato sexual (cerca de 60% do volume total do fluído eliminado).
  • A próstata é a maior glândula acessória do sistema reprodutor masculino. Sua secreção neutraliza a acidez da urina residual acumulada na uretra e também a acidez natural da vagina.
  • o epidídimo é um canal enrolado que fica localizado sobre o testículo. Os espermatozóides recém-formados vão para o epidídimo, onde terminam sua maturação e ficam armazenados até sua eliminação no ato sexual.
  • Canais deferentes: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. 
  • Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper : sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.
  • Pênis: é considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pênis encontra-se a glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulação da pele que a envolve - o prepúcio - acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção). O prepúcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma  (uma secreção sebácea espessa e esbranquiçada, com forte odor, que consiste principalmente em células epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepúcio). Quando a glande não consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio, diz-se que a pessoa tem fimose
  • A uretra é comumente um canal destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereção para que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga. Todos os espermatozóides não ejaculados são reabsorvidos pelo corpo dentro de algum tempo.
  •  Sínfise púbica é uma articulação semimóvel que une o púbis formando a bacia(cintura pélvica), que é composta pelo sacro e cóccix, e dois ossos do quadril, que por sua vez, cada osso, é composto por três ossos compactados: ílio, ísquio e o osso púbico.
SISTEMA GENITAL FEMININO
       O sistema reprodutor feminino humano é uma série de órgãos localizados principalmente no interior do corpo e ao redor da região pélvica das fêmeas que contribuem para o processo de reprodução. O sistema reprodutivo feminino humano contém três partes principais: a vagina, que atua como o receptáculo de esperma do macho, o útero, que abriga o desenvolvimento do feto, e os ovários, que produzem os óvulos da fêmea. As mamas também são um importante órgão durante a fase de cuidados maternais do bebê.
A vagina localiza-se no exterior da vulva, que também inclui os lábios, clitóris e uretra. Durante a relação sexual essa área é lubrificada por muco secretado pelas glândulas de Bartholn. A vagina é ligada ao útero através do cérvix, enquanto o útero está ligado ao ovário através da tuba uterina. Em determinados intervalos, geralmente a cada 28 dias aproximadamente, os ovários liberam um ovócito II, que passa através da tuba uterina até o útero. A membrana do útero, chamada de endométrio e os ovócitos não fertilizados são eliminados a cada ciclo através de um processo conhecido como menstruação.

As principais características sexuais femininas secundárias são: uma menor estatura, uma elevada percentagem de tecido adiposo, quadris maiores, glândulas mamárias desenvolvidas e mamas maiores. Dentre os importantes hormônios sexuais femininos estão o estrógeno e a progesterona.
                                                                              
Anatomia do sistema reprodutor feminino:

  •  O útero é um órgão oco e muscular, situado na cavidade pélvica e com formato de um pêra invertida.  É revestido por um tecido vascularizado, chamado endométrio
  •  A vagina  é um canal que liga o colo do útero aos genitais externos da mulher. A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular, o famoso hímen. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais, mas não gera nenhum problema de saúde para a mulher. 
  •  Os ovários são as gônadas femininas, ou seja, são os órgãos onde os se produzem as células ou hormônios sexuais, na mulher é o estrógeno e a progesterona. O processo de ovulação ocorre por volta do décimo quarto dia de um ciclo menstrual regular (normalmente de 28 dias), conduz ao desenvolvimento do corpo lúteo ou corpo amarelo, que secreta quantidades elevadas de progesterona e quantidades consideráveis de estrogênio.
  • A genitália externa ou vulva é delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lábios são recobertos por pêlos pubianos. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil, homólogo ao pênis do homem.
  •  Tubas uterinas, ovidutos ou trompas de Falópio: são dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formados  por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino até o útero.  

 
CONCLUSÃO:
      

   O sistema reprodutor é um termo aplicado a um grupo de órgãos necessários ou acessórios aos 
 processos de reprodução. As unidades básicas da reprodução sexual são as células germinais masculinas e femininas.
  
   O aparelho reprodutor feminino compõe-se de órgãos genitais externos composta  pelos pequenos e grandes lábios vaginais e pelo clitóris, que em conjunto formam a vulva.
Os órgãos reprodutores femininos internos são os ovários, as trompas de Falópio, o útero e a vagina.

   O sistema reprodutor masculino compreende os órgãos genitais externos (genitália externa) e os órgãos localizados no interior do corpo. A genitália externa é formada pelo pênis e pelo saco escrotal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA
  1. Introduction to the Reproductive System. SEER's Training Website. U.S. National Cancer Institute's Surveillance, Epidemiology and End Results (SEER) Program.
  2. Reproductive System 2001 Body Guide powered by Adam
  3. STD's Today National Prevention Network, Center for Disease Control, United States Government, retrieving 2007
  4. Sexual Reproduction in Humans. 2006. John W. Kimball. Kimball's Biology Pages, and online textbook.
  5. a b Hormones of the Reproductive System 2006. John W. Kimball. Kimball's Biology Pages, and online textbook.
  6. Werdelin L, Nilsonne A (January 1999). "The evolution of the scrotum and testicular descent in mammals: a phylogenetic view". J. Theor. Biol. 196 (1): 61–72. DOI:10.1006/jtbi.1998.0821. PMID 9892556.
  7. Descent of the testicles. P.Z. Myers. Pharyngula. 2004.
  8. DANGELO,JOSÉ GERALDO;FATTINI,CARLO AMÉRICO;Anatomia Humana- editora Atheneu,2007,181-198p.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Anatomia: músculos da mão.

Breve resumo sobre Artrite Reumatóide!

Breve resumo sobre Mania